Carvalho Gomes Advogados | Direito Imobiliário | Curitiba

Locações imobiliárias: a função das administradoras de imóveis

Função das administradoras de condomínios

Sem dúvida alguma o mercado de locações se cumpre, em nossa atualidade, um importante papel no alcance da função social nos centros urbanos. Para o locatário a locação propicia a moradia ou a viabilização de um comércio, principalmente se não dispõe de condições para financiar um imóvel. Já, do ponto de vista do locador, a locação consiste numa saída rentável, principalmente porque com a locação deixa de pagar os encargos incidentes sobre o bem (condomínio, IPTU, etc.).

Atualmente a rentabilidade média do aluguel é de 0,4% do valor do imóvel, ou seja, semelhante à poupança. Porém, na locação do imóvel, ainda se tem a vantagem da valorização do bem no mercado imobiliário, em caso de revenda, que a depender de alguns fatores, a valorização pode ser bem acima da média projetada.

Todavia, para que ocorra uma locação segura existem etapas prévias a serem observadas. Assim, a fim de garantir a segurança da relação contratual, tanto o locador, como o locatário, deveriam considerar alguns conhecimentos técnicos que são necessários nesse tipo de contrato. Pois, em regra, os procedimentos que a locação envolve são complexos, e acaba por exigir uma variedade de conhecimentos das partes, que não se limitam a uma única especialidade. Daí a importância das administradoras de imóveis. A título de exemplo destacamos as seguintes funções das Administradoras de Imóveis:

  • Escolha do candidato e da garantia;

  • Realizar uma boa análise de ficha cadastral do locatário;

  • Realizar vistoria e elaborar laudo técnico;

  • Elaborar um contrato, de acordo com a legislação vigente, e validá-lo com a assinatura das partes, de preferência por autenticidade;

  • Cobrar os aluguéis e encargos locatícios;

  • Aplicar corretamente a incidência da tributação sobre a renda;

  • Observar os procedimentos de devolução do imóvel, quando finda a locação;

  • Aplicar os procedimentos cabíveis em caso de descumprimento das obrigações contratuais e legais.

Para o desempenho dessas atividades, as administradoras de imóveis, devidamente cadastradas junto ao CRECI e com histórico de boa reputação e solidez no mercado local, possuem profissionais especializados nas mais diversas áreas, tais como: Contabilidade, Tributação, Direito, Manutenção Predial, Relações Humanas, etc. Com isso, o trabalho de uma administradora de imóveis garante locações mais seguras, melhor gerenciamento de conflitos entre as partes, manutenção do imóvel, sem falar na comodidade e facilidade, que tanto o locador como o locatário possui no momento de resolver algum problema referente à locação, podendo acionar diretamente a imobiliária.

Por fim, na hora de escolher uma imobiliária, além de outros fatores, é importante verificar sua política de trabalho com relação à segurança jurídica, ou seja, questionar sobre como a administradora lida preventivamente com relação aos riscos inerentes a referida operação imobiliária locatícia.

fale-com-especialista-banner-carvalho-gomes