Locações imobiliárias: a função das administradoras de imóveis

Sem dúvida alguma o mercado de locações se cumpre, em nossa atualidade, um importante papel no alcance da função social nos centros urbanos. Para o locatário a locação propicia a moradia ou a viabilização de um comércio, principalmente se não dispõe de condições para financiar um imóvel. Já, do ponto de vista do locador, a locação consiste numa saída rentável, principalmente porque com a locação deixa de pagar os encargos incidentes sobre o bem (condomínio, IPTU, etc.).
Atualmente a rentabilidade média do aluguel é de 0,4% do valor do imóvel, ou seja, semelhante à poupança. Porém, na locação do imóvel, ainda se tem a vantagem da valorização do bem no mercado imobiliário, em caso de revenda, que a depender de alguns fatores, a valorização pode ser bem acima da média projetada.
Todavia, para que ocorra uma locação segura existem etapas prévias a serem observadas. Assim, a fim de garantir a segurança da relação contratual, tanto o locador, como o locatário, deveriam considerar alguns conhecimentos técnicos que são necessários nesse tipo de contrato. Pois, em regra, os procedimentos que a locação envolve são complexos, e acaba por exigir uma variedade de conhecimentos das partes, que não se limitam a uma única especialidade. Daí a importância das administradoras de imóveis. A título de exemplo destacamos as seguintes funções das Administradoras de Imóveis:
-
Escolha do candidato e da garantia;
-
Realizar uma boa análise de ficha cadastral do locatário;
-
Realizar vistoria e elaborar laudo técnico;
-
Elaborar um contrato, de acordo com a legislação vigente, e validá-lo com a assinatura das partes, de preferência por autenticidade;
-
Cobrar os aluguéis e encargos locatícios;
-
Aplicar corretamente a incidência da tributação sobre a renda;
-
Observar os procedimentos de devolução do imóvel, quando finda a locação;
-
Aplicar os procedimentos cabíveis em caso de descumprimento das obrigações contratuais e legais.
Para o desempenho dessas atividades, as administradoras de imóveis, devidamente cadastradas junto ao CRECI e com histórico de boa reputação e solidez no mercado local, possuem profissionais especializados nas mais diversas áreas, tais como: Contabilidade, Tributação, Direito, Manutenção Predial, Relações Humanas, etc. Com isso, o trabalho de uma administradora de imóveis garante locações mais seguras, melhor gerenciamento de conflitos entre as partes, manutenção do imóvel, sem falar na comodidade e facilidade, que tanto o locador como o locatário possui no momento de resolver algum problema referente à locação, podendo acionar diretamente a imobiliária.
Por fim, na hora de escolher uma imobiliária, além de outros fatores, é importante verificar sua política de trabalho com relação à segurança jurídica, ou seja, questionar sobre como a administradora lida preventivamente com relação aos riscos inerentes a referida operação imobiliária locatícia.